quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

ENTREVISTA EXCLUSIVA com Sérgio Moreno - Dublador





Sérgio Moreno, é um ator e dublador brasileiro.
Sua carreira como dublador começou cedo. Um de seus primeiros trabalhos foi na redublagem do filme Gilda (lançado originalmente em 1946) onde dublou o ator Glenn Ford. Tempos depois, em 2016, foi chamado para dublar o personagem Medo de Inside Out: De dentro fazer para fora. Ele dublou o personagem durante 1 filme (2015).
No ano de 2000, ele recebeu um convite para fazer a voz do investigador Gil Grissom (William Petersen), da série CSI, que é, provavelmente, seu trabalho mais lembrado.
Hoje em dia, Sérgio possui seu próprio estúdio de dublagem, o "Sérgio Moreno Filmes". Seu estúdio já realizou várias dublagens de filmes e séries como "Os Incríveis Espiões".


Brina - Como e quando começou seu interesse por dublagem? E quando você se tornou um dublador profissional?

Sérgio Moreno - "No início dos anos 1990 eu fui apresentado ao mundo da Dublagem por Márcio Seixas. Trabalhávamos juntos no Sistema Jornal do Brasil de Rádio no Rio de Janeiro, Márcio na JB AM e eu na Rádio Cidade FM. A partir daí a fórmula para se entrar no mercado era uma só, acompanhar as gravações todos os dias até lhe darem uma oportunidade e quando ela apareceu eu me agarrei a ela."

 Brina - Dentre tantos trabalhos de dublagens, qual foi o mais marcante para você?

Sérgio Moreno - "Sem dúvida alguma durante os anos que dublei Mickey Mouse."          

Brina - Você é a voz oficial de algum ator? Se sim, como e por que você foi escolhido para esse papel?

Sérgio Moreno – “Já dublei vários grandes Atores em vários filmes, como Denzel Washington, Bruce Willis, Tom Cruise, etc,  mas o mercado entre São Paulo e Rio de Janeiro cresceu tanto, que essa demanda criou uma certa dificuldade na manutenção de uma única voz para um único Ator. No final muitos dublaram o mesmo Ator. É uma pena, pois quem é fã de dublagem não curte muito quando a voz de seu personagem preferido muda de voz. Acho que nunca marquei minha voz em um único personagem, mas mesmo com todos as dificuldades do mercado em manter uma voz oficial, quem não se lembra da voz inigualável de Newton da Matta em Bruce Willis, Ricardo Schnetzer em Tom Cruise, Mario Jorge Andrade em Eddie Murphy entre tantos outros Grandes Mestres da Dublagem.

Brina -  Atualmente, você tem um estúdio de dublagem no Rio de Janeiro. Em sua opinião, dirigir pode exigir mais do que dublar?

Sérgio Moreno – “Diria que são duas coisas diferentes, mas ambas exigem muito de quem as exerce, cada uma em sua especificidade. Difícil mensurar qual exige mais, mas o certo é que as duas alcançam resultados fantásticos quando se complementam.

Brina - Você dubla desde desenhos animados até filmes e séries. Você tem alguma preferência de dublagem? E como é para você essa mudança?

Sérgio Moreno – Toda expressão artística é movida pela paixão. Com o tempo você vai aperfeiçoando e conciliando técnica e quanto mais o tempo passa e você consegue dar sequencia nessa experiência, mais a paixão cresce. Minha preferência é por dublar.

Brina - Quais dicas você daria para quem quer se tornar um dublador?

Sérgio Moreno – Hoje o mercado é muito competitivo, amplo, mas com mais oportunidades. A dublagem em si é uma das funções do Ator, ou seja, o mundo de possibilidades é inesgotável, mas esse mesmo mercado exige pessoas capacitadas, tanto profissionalmente como socialmente. Dica? Estude. Educação, informação, conhecimento e muita observação são itens essenciais para você se destacar em qualquer mercado.

Brina - Sérgio, por favor, mande um recado para seus fãs.

“Simplesmente agradecer sempre a todos que valorizam nossa tão maravilhosa arte, vocês são a razão de tudo, muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.