terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

ENTREVISTA EXCLUSIVA com Clive Farrington




When in Rome, banda inglesa que ficou mundialmente conhecida pelo sucesso "The Promisse" na década de 80 e que continua na ativa até os dias de hoje.


Brina - Como e quando começou o When In Rome? 

Clive - "Lá pra 86/87. Eu fui o fundador, baixista e segunda voz da Manchester band, Beau Leisure. Convidei Mike Nuttall (teclado) e Andrew O’Connell (vocal) que eram de uma banda chamada Ric Tic, depois que meus pais os viram se apresentar na cidade. A Beau Leisure seguiu seu rumo, mas Mike e eu continuamos compondo juntos. Chegamos à conclusão que precisávamos de um letrista para completar a banda e convidamos o popular poeta Andrew Mann. Mike e eu certa vez estávamos em Londres gravando demos e ele foi à uma loja pra comprar coisas que não achávamos em Manchester. Eu gritei "When In Rome" assim que ele  saiu do carro. Mike saiu da loja e quando voltou para o carro eu disse: "Que tal 'When In Rome' pra nome da banda?". Ele concordou na hora! Voltamos pra pegar o Andrew e contar pra ele (sobre o nome) e ele também disse "Sim" na hora!! 

Brina - A banda possui diversos sucessos, incluindo 'The Promise', que chegou à  11ª posição na Billboard Hot 100 e foi n° 1 na Hot Dance Music / Club Play em 1988. Como foi isso pra você na época? 

Clive - "Tivemos e temos sorte em ter não apenas um, mas dois contratos de gravação. Primeiro, assinamos com a Elektra e depois, porque estava difícil lidar com as diferenças entre EUA e Reino Unido, cancelamos esse acordo e fomos contratados pelo Mike Clark da 10 Records, uma divisão da Virgin Records. Nós gravamos 'The Promise' e o álbum em Powerplant, Londres, e os vocais terminaram de ser gravados em Lynford Manor, com Milton Keynes. Fui pra Nova York pra mixagem final do álbum com Michael Brauer na Quad Studios. Amei ouvir com fone as mixagens enquanto voltava do estúdio pro hotel na Lexington Avenue! Então, foi uma vivência muito legal." 

Brina - Os anos 80 foram um período de intensa atividade para abanda. Musicalmente falando, o que você acha daquela época?

Clive - "O que dá pra falar dos anos 80 é que tivemos toda a música boa do passado confluindo numa década ótima. Me refiro às obras clássicas e, claro, à explosão do Punk em 1976! Então, os anos 80 foram uma grande mistura de estilos e influências, incluindo a moda nessa explosão! Eu amo isso e, inclusive, a Beau Leisure foi a New Romantics de Manchester! (ou nós achávamos que era...)"

Brina - Por que a banda acabou?

Clive - "Não acabou, embora as pessoas achem isso (que inclusive está escrito na Wikipédia). Em 1991, começamos a ficar um pouco 'sufocados' um com o outro (eu dividia quarto e equipamentos com o Mike durante a gravação do álbum). Andrew e eu decidimos pela saída do Mike porque pensávamos que ele nos atrapalhava e que não progredíamos o quanto podíamos. Andrew e eu fizemos uma turnê pelo  Brasil em 1992 com um novo tecladista, Matt Rowe. Então, a 'When In Rome' nunca acabou oficialmente.  Claro que houve períodos de inatividade, mas em 2004,, tudo mudou quando a 'The Promise' foi incluída no filme 'Napoleon Dynamite: Um Novo Herói'." 

Brina - Até hoje suas músicas tocam nas rádios de todo o mundo. Como você se sente a respeito? 

Clive - "A música toca nas horas mais estranhas! Primeiro, Andrew e eu a ouvimos na Praia de Ipanema quando havíamos chegado ao Brasil em 1991. Recentemente, um amigo meu estava contando para um estudante de faculdade que eu sou compositor e então a música começou a tocar numa rádio! Claro que é uma honra enorme pra mim que continuem tocando minha música."

Brina - Já vieram ao Brasil, ou querem vir? 

Clive - "Sim, em 1992, Andrew e eu fizemos uma turnê que durou um mês! O então prefeito de Sorocaba me deu um conjunto de canetas de prata para eu entregar ao prefeito de Manchester pois Sorocaba e Manchester são cidades-irmãs! Eu entreguei o presente na Prefeitura de Manchester quando voltei do Brasil."  

Brina - Quando saberemos mais sobre novos projetos?

Clive - "Felizmente eu ainda tenho inspirações e quase sempre às 5:30h! Ainda uso o mesmo método dos anos 80, ficar cantarolando sem abrir a boca trechos no gravador! Ainda toco as melodias pra quem quer que esteja trabalhando comigo e dou vida às minhas idéias, que frequentemente saem melhor que a idéia original! Compus e gravei meu álbum solo, Independence, com meu amigo músico Jon Brooks no estúdio dele em Stockport, Cheshire." 

Brina - Deixe uma mensagem para seus fãs brasileiros, por gentileza. 


"É pena que não tenhamos voltado a seu lindo país desde 1991! Andrew e eu amamos quando estivemos aí. As pessoas foram tão legais e hospitaleiras. Pra mim é complicado chamar os que gostam da When In Rome de 'fãs' porque são mais do que isso para nós.  Para nós são como nossa família, e queremos que se sintam bem com nossa música. Obrigado e estamos ansiosos para voltar aí muito em breve!"

3 comentários:

Tecnologia do Blogger.