domingo, 23 de setembro de 2018

O “Caderno de Teses do PT” citado por Jair Bolsonaro


 

No dia 16 de setembro de 2018, Jair Bolsonaro realizou uma live diretamente do hospital Albert Einsten em que, dentre os assuntos tratados, pedia para que o público lesse o "Caderno de Teses do PT", de 2015 -  Salvador, Bahia.

Tal caderno detêm a "tática de guerra" que o PT adotaria a partir daquele momento - Crise essa culminada pela revolta popular e tomada das ruas contra a corrupção e também contra a organização criminosa que o partido representa. 
A cartilha basicamente consiste em meios de implantar o socialismo, combater o conservadorismo, fomentar a luta de classes - que sempre foi a maior bandeira da sigla - e, obviamente, alcançar o objetivo de poder.

Dito isso, destacarei aqui alguns tópicos que você poderá encontrar na íntegra através do link https://www.dropbox.com/s/e0pplh8pxj18o28/TESES5CONGRESSOPTFINAL%20%281%29.pdf?dl=0

"Um partido para tempos de guerra"

Tópico 6 - Página 2 - Há a recomendação da execução de cinco tarefas principais para o PT. Dentre elas: Criar uma "frente democrática", que consiste em articulações políticas e de massas para enfrentar e vencer o oligopólio da mídia (Isso em 2015, e hoje vemos a situação cada vez mais descarada em que a mídia se encontra -  Coincidência? Quem sabe?); Mudar a estratégia da luta institucional, social e cultural; Derrotar a direita; Adequar o PT aos tempos de guerra - Conforme dito na cartilha, "tolerância zero com a facção golpista de direita".

Tópico e) e h) - Página 10 - "Reformas estruturais", que visam a defesa dos direitos humanos e a desmilitarização das Polícias Militares - "(...)a reforma das polícias e a urgente desmilitarização das PMs, cuja ineficiência no combate ao crime só é superada pela violência genocida contra a juventude negra e pobre das periferias e favelas;

Tópico j) - Página 11 - "Política de desenvolvimento" - "luta pelo socialismo"

43 - Página 11 - "É a luta por medidas políticas e diretrizes programáticas desta natureza, amplas, envolventes, de natureza mais social que institucional, que farão a diferença nos próximos quatro anos. E que ajudará a construir as condições para a vitória do campo democrático-popular em 2016 e 2018."

46 - Página 11/12 - Consiste em "Mudar a estratégia" - Pois, "Esta alternativa democrático-popular e socialista negava a conciliação de classes, considerava que a classe capitalista era nossa inimiga estratégica e afirmava a necessidade de grandes conflitos e rupturas, em que só teríamos êxito se soubéssemos combinar atuação partidária, grandes batalhas culturais, luta social e ação institucional." 

55 - Página 13 - "A partir de 1995, o objetivo programático do Partido, que até então era derrotar o capitalismo e construir o socialismo, foi colocado (de fato) em segundo plano. (...)"

60 - Página 14 - "(...) A luta institucional era considerada parte de uma estratégia que incluía também a luta e organização social, a construção de uma aliança orgânica entre as forças democráticopopulares, a disputa ideológica, cultural, de visões de mundo, bem como a organização do próprio PT como partido de massas."

123 - Página 25 - "Cabe, em parte, ao governo alterar esta situação. No terreno da Cultura, trata-se em primeiro lugar de superar o modelo baseado na Lei Rouanet. No terreno da Educação, de combinar a ampliação de vagas com o fortalecimento do setor público, a valorização do profissional da educação e a mudança no projeto pedagógico. No terreno da comunicação, trata de apoiar a aprovação da Lei da Mídia Democrática e implementar as principais resoluções da Conferência Nacional de Comunicação de 2009."

125 - Página 25 - "Entretanto, é preciso ir além e rápido: mudar o conjunto da política de publicidade; apoiar a mídia democrática; e adotar uma postura ofensiva, da parte do governo, na comunicação com a sociedade."

ATENÇÃO ESPECIAL A ESTE TÓPICO - 157 - Página 30 - "Neste congresso conservador e sob a presidência de Eduardo Cunha, temas como a reforma política, a lei da mídia democrática, a punição dos crimes da ditadura militar, o combate à corrupção e mesmo a cassação do deputado Jair Bolsonaro só terão chance de êxito se houver intensa pressão social." (Reparem que o partido sempre teve sua atenção voltada à Bolsonaro, que representa a única oposição real dentre o cenário político atual)

168 - Página 32/33 - "A história dos partidos da classe trabalhadora brasileira possui cerca de 100 anos. Inclui os anarquistas, os socialistas, assim como setores vinculados à tradição 33 democrático-radical, nacionalista, cristã e sindicalista. Nesta história, destacam-se o trabalhismo, o comunismo e o petismo."

181 - Página 35 - "O PT deve, também, formular e executar uma política de cultura, educação e comunicação de massas, tendo em vista construir uma hegemonia das ideias democráticas, populares e socialistas no meio do povo, hoje vítima de uma violenta ofensiva do ideário conservador."

"Resgatar o petismo no Brasil" 

k) Página 13 - "Anulação da Ação Penal 470" (Vulgo Mensalão) 

"Mudar maisPor um novo ciclo de mudanças democráticas no país"

"A atualidade do socialismo petista" 11 - Página 4;

29 - Página 9 - (Combater) "A mobilização de iniciativas reacionárias e regressivas em relação aos direitos da juventude, dos/as negros/as, das mulheres e dos/as LGBT, como a que foi colocada em movimento pelas bancadas neoconservadoras do Congresso Nacional: tentativa de reduzir a maioridade penal e de bloquear o fim dos autos de resistência, a legislação sobre a legalização do aborto, a legislação que criminaliza a homofobia (e, paralelamente, a proposta de Dia do Orgulho Hétero), etc."

77 - Página 21/22 - "Aprofundar as políticas de igualdade para as mulheres, que avance na construção de um novo equilíbrio entre produção e reprodução, apontando para a superação da divisão sexual do trabalho, do racismo e que portanto contribuam para romper com as dicotomias entre público e privado. Isso é uma base fundamental para avançar no combate a todas formas de violência contra as mulheres e para o reconhecimento da autonomia em relação ao seu corpo e sexualidade e que, portando, enfrente a criminalização do aborto, a lesbofobia e as práticas machistas na sexualidade. Avançar na igualdade de participação das mulheres nos espaços de decisão e poder será base fundamental para a construção feminista de um Estado Solidário."

80 - Página 22/23 - (Combater) "É nítida a reação patriarcal a esses avanços e há no Brasil uma forte ofensiva conservadora, que ampliou seu peso na política, especialmente em decorrência do espaço dos setores conservadores no Congresso Nacional, e que tem nos grandes meios de comunicação grandes aliados. O conservadorismo se expressa em discursos e iniciativas de controle do corpo e da sexualidade das mulheres, e com o reforço ideológico de padrões comportamentais e valores."

Atenção especial - 90 - Página 25 - "É preciso enfrentar a realidade da homofobia que mata centenas de pessoas todos os anos no Brasil. É preciso enfrentar o crescente conservadorismo na sociedade e barrar o Estatuto da Família."

105 - Página 29 - "A novidade da ocupação das ruas pela direita" - "O que está em jogo e precisa ser defendido é o próprio destino democrático do país legado da Constituição de 1988 e os avanços sociais da última década, diante do risco de grupos que se organizam para ameaçá-los com seu entulho autoritário."

"Contribuição da militância Socialista" 

"Contribuição da tendência Militância Socialista ao 5º Congresso Nacional do PT"
(Esse tópico inteiro é importante, por isso leiam na íntegra através do link já disponibilizado)

"O 5º congresso do PT - Manifesto"

Páginas 15 e 16 - "O Partido dos Trabalhadores tem de reinventar-se, voltar às ruas, mobilizar sua militância, não a partir de apelos vagos, mas demonstrando sua disposição de mudança, sua capacidade de formular propostas para vencer a crise atual e dar continuidade e profundidade à Grande Transformação do país."

"As esquerdas, mantendo suas distintas identidades e respeitadas, inclusive, suas críticas em relação ao Governo e ao PT, são convocadas para a formação de uma frente que impeça o avanço da direita, contribua para um programa emergencial para sair da crise. É fundamental estabelecer condições para avançar nos próximos meses e anos. Nesse âmbito estão incluídos partidos e facções de partidos, movimentos, intelectuais e personalidades de tradição combativa."


Eis um breve resumo de ideias e ideias do Partido, tema esse de extrema importância.
Se possível, tirem um tempo livre para entender melhor com o que estamos lidando. De tal forma obteremos resultados mais eficazes ao que combatemos.




4 comentários:

  1. Nem precisa ir tão longe comecei a ler o programa de governo LulaDDad e está tudo lá, bem claro é uma verdadeira carta de más intenções.Do programa extraio:
    "O governo Haddad resgatará e atualizará o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), que servirá de base à convocação de uma conferência nacional popular de direitos humanos e de conferências temáticas."
    Eu preferiria acreditar que o PT estivesse mentindo em seu programa de governo...

    ResponderExcluir
  2. Vamos levar nosso capitão a presidência.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.