segunda-feira, 15 de maio de 2017

Entrevista Exclusiva com Roger Moreira, do Ultraje a Rigor




Roger Rocha Moreira, é o principal idealizador, compositor, guitarrista e vocalista da banda de rock Ultraje a Rigor. Além de fazer parte do talk show The Noite, com o Danilo Gentili.


Brina - Como e quando surgiu o Ultraje a Rigor? 

Roger - "Em 1981. No começo, tocávamos por diversão, Leospa e eu. Quando surgiu uma oportunidade de tocarmos em uma festa, montamos uma banda. Devido ao sucesso dessa apresentação começamos a procurar bares para nos apresentar."


Brina - "Ultraje" é um nome bem impactante. Como foi idealizado e qual o motivo da escolha?

Roger - "Nós éramos uma banda de covers. Mas não respeitávamos as versões originais, fazíamos arranjos. Passamos por outros nomes nessa linha até chegarmos a Ultraje."


Brina - Quais as influências da banda?

Roger - "Beatles, anos 60 e 70, hard rock, heavy metal."


Brina - Como você vê as mudanças do cenário musical, tendo em vista que suas músicas eram voltadas para outra geração?

Roger - "Um horror. A julgar pelo sertanejo, parece que essa geração só pensa em beber. Pelo funk, que só pensa em lacrar."


Brina - "Inútil" é um dos maiores sucessos do Ultraje, música essa que possui crítica social e se torna cada dia mais atual. Qual sua visão a respeito da situação do país, tanto política como culturalmente?

Roger - "Tínhamos esperança. Hoje está claro que somos inúteis."


Brina - Sobre o governo militar, e fazendo uma analogia aos dias de hoje, qual sua análise sobre a censura da época? Boa, ruim ou necessária?

Roger - "Foi boba. Não adiantou muito. Teria sido melhor um esclarecimento sobre os males do comunismo. Hoje ainda há censura e desinformação."


Brina - Você, bem como Lobão, tem sido duas das maiores referências e influências contra o governo PT e à corrupção. O que tem a dizer sobre essa atuação?

Roger - "Idealista, principalmente. Fazemos o possível, como dois Dom Quixotes."


Brina - Ter um posicionamento declarado em algum momento te atrapalhou ou prejudicou no aspecto particular ou profissional? 

Roger - "Muito pouco. Como percebi mais tarde, apenas poucos barulhentos se opuseram. O brasileiro não é comunista. Todos adoram os EUA, ainda que não confessem. Foi importante eu me posicionar para quebrar a espiral do silêncio. Pegava mal falar mal da esquerda ou bem da direita depois de décadas de lavagem cerebral vinda da esquerda."


Brina - Você acredita que o Brasil possui condições morais de se recompor? 

Roger - "Sim, se não acreditasse teria desistido há tempos. Mas temos que esclarecer o povo e parar com populismos. Temos que ouvir verdades desagradáveis, temos que nos educar e temos que trabalhar."


Brina - Atualmente, o Ultraje é parte integrante do The Noite, com Danilo Gentili. Como surgiu o convite para o programa?

Roger - "Partiu do Danilo e do Alex Baldin, um dos idealizadores do programa e atual coordenador de conteúdo. Nós éramos perfeitos para o programa."


Brina - O que podemos esperar de novidades em relação ao Ultraje a Rigor?

Roger - "Pouco. Embora eu ainda possa eventualmente lançar um disco, é pouco provável que aconteça. São outros tempos, tenho outros interesses."


Brina - Roger, por favor, mande um recado aos seus fãs leitores do blog.

"Queiram-me bem, que não lhes custa nada... :)"





8 comentários:

  1. Eu quero entrevista em VÍDEO. By @voldhemar.

    ResponderExcluir
  2. Boa entrevista, Brina. Parabéns!!
    Postei na pág. da banda no Faceebook(https://goo.gl/eEKaTv)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vim pelo canal do Lilo e adorei a entrevista, não se fazem cantores de coragem como antigamente, abraços ;)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Quando criança eu ouvia dizer que o QI do Roger era muito elevado, mas só depois de entender que ele percebeu que esteve errado no período que chamam de ditadura, e o verdadeiro golpe passou a ocorrer desde então, eu enxerguei e passei a dar valor a esse QI. Achei suas perguntas muito bem elaboradas, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. eu vim pelo Lillo e amei seu blog , ótimas entrevistas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.